1 de dez. de 2012

Resenha: Artemis Fowl - O menino prodígio do crime, Eoin Colfer



Sinopse: Artemis Fowl, um menino de doze anos, é um brilhante gênio do crime. Mas ele nem tem ideia do que pode acontecer ao sequestrar uma fada, a capitã Holly Short, da Unidade LEPcron. Estes seres encantados não são aqueles dos contos de fadas. Estão armados e são perigosos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. 

Artemis Fowl é um livro genial. Conta a história de Artemis, um garoto de 12 anos que é extremamente inteligente e que, apesar de ser muito rico, quer de qualquer forma conseguir uma coisa que nenhum outro humano já teve: ouro das fadas. Ele precisa arranjar uma forma de aumentar a herança de sua família, já que seu pai (que também era um criminoso) desapareceu e o deixou sozinho com sua mãe. Para isso, ele precisa sequestrar uma fada qualquer e pedir o ouro em forma de resgate.

Contando com a ajuda de Butler, seu fiel empregado/segurança/faz tudo, ele sequestra Holly Short, uma fada um tanto diferente das que nós conhecemos. Holly é um tipo de policial e, apesar de ser um "ser encantado", tem muitas características humanas. É estressadinha e mandona, além de muito inteligente também. É o único ser do sexo feminino integrante da Unidade LEPcron, que é responsável pela segurança do mundo das fadas. Então você já pode imaginar como ela é durona. O Povo das Fadas terá então que armar um plano para salvar Holly e se alguma coisa der errado, catástrofes podem acontecer. Imagina o que Artemis pode fazer com o Povo das Fadas nas mãos? Eles tem que agir rápido.


O livro é muito divertido e surpreendente também. Desde o início mostra como Artemis planeja tudo e como a mente dele é ágil e madura demais para uma pessoa tão nova. O protagonista é o vilão da história, algo diferente quando se trata de livros infanto-juvenis, principalmente porque foi escrito em 2001! E mesmo que ele seja frio e mau, o autor consegue fazer com que você goste do personagem e que em alguns momentos até torça por ele, mesmo que ele esteja prejudicando alguém. É ótima também a relação dele com Butler e a lealdade que existe entre os dois. Butler é apenas um capanga, mas enquanto eu lia, não conseguia enxergar assim. As características dos personagens fantásticos também são ótimas. Além das fadas, existem globins, elfos e anões totalmente diferentes do que estamos acostumados. A personalidade deles é sempre duvidosa, você nunca sabe se são heróis ou vilões, porque mesmo que estejam tentando salvar Holly, pensam apenas neles mesmos e nos atritos que tem um com o outro. A maioria dos personagens, tanto os fantásticos quanto os humanos, brigam o tempo todo, é muito engraçado.

Além disso é interessante a forma como o Povo das Fadas se organiza. Eles tem equipamentos muito mais evoluídos que os dos humanos e são totalmente fiéis ao Livro das Fadas, que é como se fosse um bíblia. Eles nos chamam de "Povo da Lama" e vivem em solo subterrâneo porque foram praticamente obrigados pelas ações humanas na natureza. Há uma leve crítica aos humanos que não respeitam leis e nem tem limites para nada. O final é bem surpreendente, você precisa ler até as últimas páginas para entender tudo e ainda por cima morre de vontade de começar o próximo livro.

Curiosidade: Nos livros há códigos na parte de baixo das páginas.No primeiro, no quarto e quinto livros o código usado foi o Gnomês. No segundo é usado o Centauriano e no terceiro livro é usado um código com barras que variam de tamanho para cima e para baixo.


Artemis Fowl: O Menino Prodigio do Crime
Artemis Fowl: Uma Aventura no Ártico
Artemis Fowl: O Código Eterno
Artemis Fowl: A Vingança de Opala
Artemis Fowl: A Colônia Perdida
Artemis Fowl: O Paradoxo do tempo
Artemis Fowl: O Complexo de Atlântida
Artemis Fowl: O último guardião
Arquivo Artemis Fowl (livro que conta acontecimentos entre os livros 1 e 2)
Artemis Fowl Graphic Novel (história em quadrinhos do primeiro livro, Artemis Fowl: O Menino Prodígo do Crime).
Artemis Fowl Graphic Novel:Uma Aventura no Ártico.





2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser bem interessante. Valeu a dica. Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle,
      Fico feliz de saber que você tenha descoberto o livro aqui no blog, é um dos objetivos dele, dar ótimas dicas de livros!
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir