2 de dez. de 2012

Resenha: Liberte meu Coração – Meg Cabot




Sinopse: Finnula é a caçula de seis irmãs e um irmão na Inglaterra do século XIII. Enquanto suas irmãs se contentam em fofocar sobre maridos, crianças e afazeres domésticos, Finnula é alvo de comentários maldosos de toda a vila por caçar nos terrenos do conde e por andar por aí em calças de couro justas! Mas de repente Finnula se vê envolvida numa complicação sem tamanho… Uma de suas irmãs acabou com o seu dote comprando roupas e bugigangas, e a única forma em que as duas conseguem pensar para recuperar esse dinheiro é muito pouco usual… Seqüestrar um lorde ou um cavaleiro rico que possa pagar um resgate! O que ela não esperava é que esse seqüestro fosse criar mais problemas do que soluções: o cavaleiro recém-chegado das Cruzadas que é escolhido por Finnula vai acabar se mostrando alguém muito diferente do esperado, e a moça pode acabar tendo que abrir mão do resgate… e de seu coração.



Quem já leu a série da Meg “O Diário da Princesa” com certeza ficou louca para ler esse livro, isso porque a autora “real” dele é a Mia Thermopolis, personagem principal da série supracitada. A Mia escreve seu romance histórico entre o 9º e o 10º livro da série, para o projeto final da escola e para concretizar seu sonho de ser escritora. No último livro da série Mia está tentando publicar, em segredo, Liberte meu Coração e trechos do livro podem ser encontrados entre as páginas de seu diário. 

Porém, não é preciso ter lido a famosa série da Meg para se deliciar com Liberte Meu Coração, as histórias são totalmente independentes e diferentes. Embora quem já tenha lido a série possa identificar várias semelhanças entre os personagens que a Mia criou e os personagens de O Diário da Princesa. Principalmente porque o livro foi inscrito em uma época bem peculiar da vida da Mia.

Só a Meg para conseguir essa façanha de escrever um livro como se fosse uma de suas personagens da maneira como ela fez. Como se já não conhecêssemos a Mia o suficiente, tendo acompanhado os diários dela por anos, em Liberte Meu Coração podemos entrar mais fundo nos pensamentos dela, vendo a maneira como ela reflete a própria vida em outra história, não quero dar spoilers para quem nunca leu O Diário da Princesa, mas quem já leu, lembre-se da revolução que acontecia em Genovia e de como estava a vida amorosa e a relação dela com os amigos ao final do 9º livro. 

Mas como eu disse mesmo que você nunca tenha sido apresentada a Mia ou nunca tenha ido a Genovia, você ainda vai dar muitas risadas com a Finnula Crais, uma protagonista diferente do comum, que não se encaixa nos padrões da sua época e está muito a frente do seu tempo. A história é muito divertida e a forma como ela se desenrola é muito engraçada, mas sem perder o romance, com cenas lindas e algumas até um pouco mais apimentadas, mas nada que o torne proibido para menores, mas segunda a Meg, não deveria ficar na mesma prateleira que Diário da Princesa na livraria. 

Liberte Meu Coração é um presente a todos aqueles que adoram um Romance Histórico – como a Tina – e a todos os milhares de fãs da princesa de Genovia – como eu. Extremamente recomendado para todos que querem suspirar e morrer de rir.

Curiosidades:

1. A Princesa Mia doou graciosamente todos os direitos autorais deste livro para o Greenpeace.







2 comentários:

  1. Nossa, os mimos que vieram com o livro são mto fofos :o)
    Infelizmente, não sou fã da Meg. Talvez pq não tenha tido uma boa primeira experiência com ela ao ler Diários de Carrie. Mas já me falaram pra eu insistir mais. Quem sabe um dia.. ehhe

    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle,
      Os mimos que eu usei para tirar a foto não vieram com ele não, são objetos que eu tinha pelo quarto e achei que combinassem com ele. Mas fico feliz que você tenha gostado!
      Como eu te disse no facebook, Diário de Carrie não são da Meg Cabot... Dê mais uma chance para ela, eu sei que você não vai se arrepender! E depois volte aqui para contar o que você achou heim?
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir