3 de jan de 2013

Tinalandia: A magia dos livros não lidos



Qualquer viciado em livros que se preze também é um acumulador de livros. Mesmo que você tenha uma pilha de livros para ler, você continua comprando mais e mais, não é verdade? Pode ser por ter achado uma promoção imperdível, por passar na vitrine da livraria e se apaixonar por alguma capa ou só pelo prazer de comprar um livro. A verdade é que existe uma magia em ter na sua estante livros que ainda não foram lidos.

Um livro não lido esconde um mistério. Olhá-lo lá, parado na sua prateleira, folhear as páginas de vez em quando, reler a sinopse da orelha e sentir o cheirinho é como planejar uma viagem, fazer as malas, comprar a passagem... Você ainda não sabe o que esperar, pode fantasiar a vontade sobre como serão as personagens, os cenários, se ele irá te fazer chorar no final ou se você irá rir...


E você fica deitado na cama olhando pra eles, se sente culpado por ainda não tê-los lidos, tem vontade de pegá-los agora, parar o tempo e ficar só lendo. Mas por outro lado, lê-los é tirar a magia do desconhecido. Você pode se decepcionar, talvez eles não venham a ser tão bons quanto você achou, talvez você se arrependa de tê-los comprado, talvez você nunca consiga terminá-los, mas, por enquanto, eles são a promessa de uma boa leitura.

Meus livros não lidos ficam em uma parte separada da estante, e é a parte que eu estou constantemente arrumando, me lembrando quais são eles, admirando a capa, lendo a primeira folha, resistindo a tentação de olhar a última, contando as páginas e calculando quando eu poderei finalmente me debruçar sobre eles. 

Livros não lidos possuem uma magia única e deve ser por isso que eu nunca paro de comprar mais e mais.

2 comentários:

  1. Ahhhhhhh, nem me fale sobre isso.. e olha, que das amigas que tenho viciadas em livros, acho que ainda sou a mais normal. Como disse em outro post tenho 17 parados a serem lidos. Eu tenho amigas com mais de 100 mas que continuam comprando.

    Realmente, o vício da compra é difícil de controlar. Não é só o fato de vermos uma boa promoção e nos rendermos a ela. É o fato de termos o livro. De podermos manuseá-lo, ter ele ao alcance das nossas mãos, admirá-lo. É saber que temos, mesmo não tendo tempo pra ler. É pirado, mas é verdade.

    E pior, isso nos deixa numa saia ainda mais justa.. pq a dúvida é, qual ler em seguida? Num mar de tantos possibilidades nos vemos encurraladas. Seria tão mais fácil ter 1 só.. hehe eu mesma já me peguei folheando vários livros sem decidir qual história quero ler primeiro pq no fundo quero ler todas e ao mesmo tempo.. kkkk

    Mas fiz uma promessa.. esse ano não compro mais nadaaaaa, até pelo menos ler metade dos que tenho parados.. e pretendo cumprir a promessa, por mais dura e cruel que seja.. kkkkk

    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi! HAHAHAHAHA é assim mesmo. É uma delícia a sensação de sair da livraria ou até mesmo de um sebo com pelo menos um livrinho na sacola,né? Eu organizei os meus livros não lidos de um lado da estante e os lidos de outro, pra ver se isso incentiva mais a ler. HAHAHAHAH. Espero que em 2013 todos nós possamos cumprir nossas metas!

    Um beijo e volte sempre =)

    ResponderExcluir