3 de jan de 2013

Em quanto tempo você lê um livro?




Início de ano é época de criar metas de leitura, para as férias, para o verão, para o novo ano... Ver quantos livros você leu no último ano e calcular quantos você pode aumentar, pensar no tempo que você gastou com atividades inúteis que poderia ter gastado com aquele livro que está na sua estante tem tanto tempo e ainda não foi lido... Mas qual o tempo que se leva para ler um livro?

Existem pessoas que tem o dom da tal leitura dinâmica, não passam mais do que alguns dias com um livro, outras demoram semanas para concluir uma leitura, algumas lêem dezenas de livros por mês, outros contam nos dedos quantos leram. Mas no fundo a verdade é que nada disso importa porque o importante é o tempo que a história leva para te tocar.

É preciso ter tempo para apreciar a obra, para sentir o cheiro das comidas descritas nas cenas, das sensações dos personagens, do clima do cenário, é preciso mergulhar nas histórias, do contrário, não vale à pena ler.

Se o livro é de comédia, é preciso parar para gargalhar, permita-se rir solto, ria sozinho, compartilhe a piada. Se o livro é de romance, pare para suspirar, para imaginar aquela cena romântica, sinta o gosto do primeiro beijo dos protagonistas, imagine o que vai acontecer para que eles finalmente fiquem juntos. Se o livro for de mistério, pare para tentar adivinhar o que vai acontecer no próximo capítulo, por mais que a nossa vontade seja de devorá-lo o mais rápido possível para matar a curiosidade, vire as páginas com carinho, crie a sua própria teoria sobre o final, pare para prestar atenção em cada pista. Se o livro for de aventura, permita-se sentir o frio na barriga, o arrepio na espinha, imagine o que você faria no lugar do protagonista... 

Curta sua ressaca literária, perca horas do seu dia sonhando acordada com o livro incrível que você leu, e aí sim, tudo terá válido a pena, afinal, é para isso que os livros são escritos. E se possível, no final, registre sua resenha daquele livro, suas emoções enquanto o lia, seja em um caderno, no diário, no blog, ou conversando com um amigo que também tenha lido... Mande um e-mail para o autor, pesquise a história dele, descubra o que se esconde por trás daquele livro.

E no final o que irá contar não serão quantos livros você leu, mas quantas histórias você viveu, não serão os livros acumulados pelo quarto, mas as lembranças das personagens que ficarão pra sempre, aqueles momentos em que você viveu em uma cidade fictícia ou em um país distante. Leve o livro no coração não somente nas mãos.

2 comentários:

  1. Para mim sempre vai depender do meu envolvimento com a história. Se é uma trama que me fascina, eu leio em poucas horas ou em poucos dias. Ao mesmo tempo em que devoro o livro com sede de descobrir o que vai acontecer, fico extremamente triste por chegar ao final da história e ter que me despedir dos meus personagens favoritos. Qdo devoro um livro nunca acho que o apreciei por tempo demais, como merecido, pq o tempo passa tão rápido.. então sempre acabo relendo-os, e a releitura é sempre tão deliciosa qto na primeira vez.

    Agora os livros que não curto, que são chatos, entediantes.. minha nossaaaaaa, levo uma eternidade completa e qto mais demoro mais me irrito. Pior é que não consigo abandonar uma leitura por pior que seja, e isso me tortura.. hehe

    Eu tenho um blog mto recente, sempre fui leitora nata mas não tinha o hábito de resenhar.. então sempre li nas horas que tinha vaga. Mas confesso, agora com a história de ter o blog, de querer deixar ele sempre com novidades, dá uma ânsia danada em querer ler o máx de livros possíveis pra poder resenhá-los, espalhar a história deles pelo mundo, indicá-los, ou não.. e isso acaba atrapalhando um pouco pq a leitura as vezes se torna obrigação, e isso não é nada bom.

    Esse ano tenho uma meta de leitura baixa. 17 livros. Se conseguir lê-los, ficarei mto satisfeita.. Se conseguir ler mais, ficarei realizada.

    O certo é, não consigo ficar longe dos livros, pois eles preenchem minha vida, dão razão a ela e me transportam para um mundo mágico onde podemos ser o que queremos, fazer o que quisermos e desestressar dessa vida atribulada em que vivemos.

    Bjokas, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Vou dizer como é comigo: se for lançamento de algum livro de Harry Potter, eu leio em 1 dia. kkkkkk Cada um deles, na primeira vez, li em apenas 1 dia.
    Mas, já que não tem mais HP a ser lançado, estou mais tranquila nas leituras. Na verdade ando meio preguiçosa. Mas em 2012 até que li bem mais do que nos últimos anos. E minha média, dependendo do tema do livro e da quantidade de páginas, é 2 semanas. Mas isso é difícil de contar, pois, como eu disse, depende do livro, do quanto ele consegue me segurar e me fazer devorá-lo. O último que terminei, era até interessante, mas não me prendeu tanto, e levei mais de 2 meses pra terminar! kkkk
    Enfim, espero ler muito mais esse ano! E ter tempo pra isso! kkkk

    Um beijo,
    da Menina Leitora,
    Thaís Mannoni

    P.S.: Passa lá no blog e deixa um coment nos nossos posts! :D

    ResponderExcluir